sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

TREINAMENTO FUNCIONAL

TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional consiste em "imitar" os conceitos básicos de motricidade aplicados em determinada prática, tendo como principal objetivo otimizar essas caraterísticas básicas ou refinadas de determinado movimento ou contexto.


Treinamento Funcional aplicado ao futebol


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TREINAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO

TREINAMENTO CARDIORESPIRATÓRIO

O treinamento cardiorrespiratório visa melhorar as condições de funcionamento dos órgãos coração e pulmão influenciando diretamente na capilarização, retorno venoso, liberação hormonal, controle de estresse, redução de gordura corporal, controle nos níveis de colesterol e triglicerídeos, etc. pode ser realizado em formato de circuitos, corridas, intervalados, bike, enfim, uma infinidade de possibilidades contudo deve obedecer as premissas de que a maior ênfase deva ser na via oxidativa (maior consumo de oxigênio). E para tal efeito deve-se realizar atividades sequenciais e/ou repetitivas por períodos acima de um minuto e meio.


Treinamento Cardiorrespiratório em forma de circuito
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

REABILITAÇÃO - TORNOZELO

REABILITAÇÃO – TORNOZELO

O tornozelo é uma das principais articulações do sistema locomotor humano podendo sofrer por literalmente carregar esse grande fardo. Não é fácil sustentar um corpo por várias horas do dia e ainda encarar uma maratona de festas e futebol aos finais de semana. Essa articulação não possui tanta mobilidade como a do ombro por exemplo mas possui grande estabilidade. Ela por sua vez é envolta por uma gama de músculos fortes e resistentes que são os tríceps sural (gastrocnêmios e solear.)

Reabilitação aplicada à articulação do Tornozelo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

REABILITAÇÃO - PUNHO

REABILITAÇÃO – PUNHO

O punho possui papel importante em realizar diversas atividades cotidianas sofrendo principalmente com movimentos repetitivos, podendo ser assim lesionado por tais gestos similares ao longo do tempo. Ocorrem fraturas diretas e lesões ocasionadas por quedas e/ou acidentes bem como por algum movimento biomecânico incorreto durante alguma pratica de determinada modalidade esportiva.


reabilitação aplicada à articulação do punho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

REABILITAÇÃO - OMBRO

REABILITAÇÃO – OMBRO

Essa articulação é considerada a mais instável do corpo humano pois vem a ser a única que exerce o movimento de circundução (flexão, extensão, abdução, adução, rotações internas e externas). Por ser instável há uma grande suscetibilidade de lesionar principalmente as musculaturas que acoplam o úmero (osso do braço) na cavidade glenóide (cavidade onde o úmero se encaixa). Esses músculos são conhecidos como manguitos rotadores internos e externos e são muito frágeis, ficam expostos a grande quantidade de tensão constantemente necessitam de um fortalecimento específico.


Reabilitação Aplicada à Articulação do Ombro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de dezembro de 2015

REABILITAÇÃO - JOELHO

REABILITAÇÃO – JOELHO

Hoje em dia o joelho é a articulação que mais possuímos conhecimento devido ao alto grau de incidência de lesões. Grandes atletas ao longo da história sofreram com problemas relacionados a essa articulação como Ronaldo e Zico por exemplo, dois ícones do futebol, porém é fortemente acometido em outras modalidades que o utilizam fortemente como praticantes de basquete, vôlei, tênis, etc.



Reabilitação da Articulação do Joelho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de dezembro de 2015

REABILITAÇÃO - HÉRNIA DE DISCO

REABILITAÇÃOHÉRNIA DE DISCO

A hérnia de disco é uma das patologias mais recorrentes em indivíduos com má postura (escoliose, hipercifose e hiperlordose) ocasionando uma diversidade de limitações cotidianas sendo essas interrompidas parcialmente ou até mesmo totalmente, em casos mais severos. O devido fortalecimento de musculaturas posturais é indispensável como método paliativo dessa situação podendo controlar e até mesmo amenizar os sintomas como possíveis dores ou incapacidade de se movimentar.


Reabilitação da Hérnia de Disco amenizando a irradiação de dor localizada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REABILITAÇÃO - COTOVELO

REBILITAÇÃO – COTOVELO

O cotovelo possui determinadas fragilidades especificas sendo que pode ser acometido por movimentos repetitivos ou alguma impacto direto indesejado. Essas lesões por movimentos repetitivos podem afetar musculaturas que envolvem essa articulação podendo ser ocasionada no trabalho e/ou em alguma atividade física específica.

Reabilitação aplicada ao Cotovelo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PILATES

PILATES

O método pilates foi criado pelo alemão Josef Pilates (1880-1967). Como ele possuía vários problemas de saúde, sempre foi ligado a atividades físicas sendo que foi confinado durante a Primeira Guerra Mundial e desenvolve  sua modalidade afim de reabilitar pessoas. Mais tarde descobre que possui efeito benéfico em bailarinos, aplicando e aperfeiçoando seus respectivos métodos.

Joseph Pilates executando seu método

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PATOLOGIAS - TIBIALGIA (CANELITE)

PATOLOGIAS – TIBIALGIA (CANELITE)

A tibialgia ou canelite como é popularmente conhecida, vem a ser um desconforto nas regiões entre a articulação do joelho e do tornozelo sendo que se situa no plano anterior. Essa patologia acomete muitos atletas de fundo (ex. maratonistas) ou pessoas que alteraram o solo em que realizam caminhadas de forma abrupta. Um dos agravantes seria a formatação biomecânica com que o pé se encontraria durante a marcha. Geralmente durante a caminhada ou corrida o pé se encontra horizontalizado quando está próxima da fase de contato com o solo, quando se altera o terreno de forma abrupta (ex. subida) o pé acaba elevando sua ponta estressando de forma acentuada as musculaturas que exercem esse respectivo papel (principalmente o tibial anterior.) Esse movimento de pronação acentuado desencadeia a tibialgia.

Patologias relacionadas à Tibialgia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PATOLOGIAS - TENDINITE CALCÁRIA

PATOLOGIAS - TENDINITE CALCÁRIA

Essa patologia atinge uma maior quantidade de pessoas na faixa etária dos 40 anos e ela vem a ser uma deposição calcária (cálcio) nos tendões. Na articulação do ombro esse depósito ocorre em maior parte na região da musculatura supra espinhoso podendo arremeter ao infra espinhoso.
Suas causas são desconhecidas, contudo pode-se afirmar que durante o processo inicial ocorre uma tendinite prévia evoluindo para ausência de vascularização e consequentemente resultando na respectiva deposição. O quadro pode evoluir ao longo de meses ocorrendo lentamente aumentando a dor gradativamente podendo evoluir para dores mais agudas. Inicialmente ela se assemelha com uma tendinite de grau mais brando.

Patologias sobre Tendinite Calcária

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PATOLOGIAS - SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

PATOLOGIAS – SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Os nervos que se ligam as terminações dos carpos passam por um local chamado túnel  carpal, esse por sua vez é estreito e pode ser comprimido por diversos fatores como quedas, fraturas, tumores, distúrbios hormonais e medicamentosos, inflamações (artrite reumatoide), movimentos repetitivos, etc. Essa sensação pode vir a ser desagradável a ponto de causar incômodos como dormência e dores afetando ações cotidianas. Seu acometimento ocorre entre os dedos médios e polegares.


Patologias relacionadas à Síndrome do Túnel do Carpo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - LESÃO DOS LIGAMENTOS DO JOELHO

PATOLOGIAS – LESÃO DOS LIGAMENTOS DO JOELHO

O joelho possui movimentos de flexão, extensão e pequenos movimentos (muito limitados) de rotação. Nessa articulação pode-se encontrar ligamentos muito fortes como o ligamento cruzado anterior (responsável pela limitação da extensão), ligamento cruzado posterior (responsável pela limitação da flexão), ligamento colateral medial e colateral lateral (responsáveis pela limitação no movimento de rotação.)


As Patologias ligadas às Lesões do Ligamentos do Joelho são abruptas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 28 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - LESÃO DE MENISCO

PATOLOGIAS – LESÃO DE MENISCO

Os meniscos estão situados na articulação do joelho possuindo apenas dois, o medial que se situa na região interna do segmento corporal e o lateral que se situa ao lado externo. É um conjunto fibrocartilaginoso que possui papel fundamental no amortecimento de impactos, dessa forma podemos afirmar que se o aparelho locomotor fosse um carro com certeza necessitaríamos de um conjunto de amortecedores de excelência e esse papel é creditado aos meniscos.

As patologias relacionadas às lesões de meniscos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - HIPERLORDOSE

PATOLOGIAS – HIPERLORDOSE

Ao longo de toda a extensão da coluna possui lordoses e cifose, sendo que duas lordoses existem nas regiões lombares e cervicais. Essa curvatura se acentua a medida em que o individuo assume a posição ereta. Essas curvaturas só adquirem caráter patológico a partir do momento em que a lordose cervical atinge um ângulo maior que 60º e a da região lombar entre 40º e 60º, classificando-as em hiperlordose.
Seus sintomas são os mais variados, como: aumento na curvatura na região lombar e/ou cervical, fraqueza nos músculos abdominais (hiperlordose lombar), abdome proeminente, dores nas localidades onde ocorram um maior aprofundamento da curvatura, em alguns casos específicos de hiperlordose lombar pode haver flacidez abdominal e celulite na região dos glúteos devido à dificuldade do retorno venoso.

As Patologias como a hiperlordose causam desconforto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - HIPERCIFOSE

PATOLOGIAS – HIPERCIFOSE

Esse respectivo desvio postural possui a característica de acentuar a curvatura na região torácica promovendo uma diversidade de efeitos deletérios a saúde como dores nas costas, hérnias discais, etc. Existem uma diversidade de causas para a hipercifose, são elas: Doença de Scheuermann, paralítica, congênita, inflamatória, pós traumática e dorso curvo juvenil. Sendo que as intervenções de fortalecimento e alongamento são apropriadas a todos os casos contudo, nem todos se beneficiarão dos aspectos positivos que essas técnicas podem oferecer em sua totalidade, havendo extrema dificuldade em garantir resultados concretos e sólidos aos casos congênitos e paralíticos.

As patologias relacionadas à hipercifose

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - HÉRNIA DE DISCO

PATOLOGIAS – HÉRNIA DE DISCO

Hérnia de disco é o deslizamento do disco intervertebral entre as vértebras comprimindo os tecidos nervosos (se ramificam partindo da medula espinhal e emergem da coluna) ocasionado dores de alto escalão. São mais acometidos nas regiões lombares e cervicais principalmente na presença de hiperlordoses, dessa forma podemos afirmar que a maioria dos casos são de hérnias discais de plano anterior.

A hérnia de disco vem a ser uma das patologias que mais causam desconforto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - FIBROMIALGIA

PATOLOGIAS – FIBROMIALGIA

Sua causa está mais ligada ao caráter psicológico do que propriamente físico sendo que se desencadeia uma inflamação da fibra muscular causando enormes distúrbios a vida cotidiana da pessoa. A fibromialgia atinge entre 2 a 8% da população em idade adulta e foi classificada em 1990 onde realizaram a confecção de um protocolo que resultaria em diagnósticos mais precisos da doença.


A Fibromialgia se encontra na classe de patologias dolorosas e desconfortantes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - ESPONDILITE ANQUILOSANTE

PATOLOGIAS - ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A espondilite anquilosante acomete mais indivíduos de característica masculina. Vem a ser uma inflamação crônica (não tem cura) local onde ocorre a fundição de parte do esqueleto axial afetando as articulações do quadril, joelho, ombro a região da coluna podendo atingir os olhos. Na região da coluna as vértebras se fundem ocasionando uma ausência de flexibilidade induzindo a uma postura mais curva à frente podendo chegar as costelas o que tornaria difícil a respiração nesse caso.

A espondilite anquilosante é uma classe de patologias que estimulam muito a dor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 22 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - ESCOLIOSE

PATOLOGIAS – ESCOLIOSE

Vem a ser uma deformidade em curva da coluna vertebral sendo acompanhada em alguns casos por rotação das vértebras. Existem três tipos de escolioses sendo congênita, neuromuscular e idiopática, e todas possuem características particulares em seus casos evolutivos.

as patologias como a escoliose resultam em desconforto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 21 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - DORES NAS COSTAS

PATOLOGIAS – DORES NAS COSTAS

As dores nas costas podem ter uma diversidade de causas e citaremos algumas. Pneumonia ou pedra nos rins e problemas de coluna (hipercifose, hiperlordose, escoliose, bicos de papagaio.) Em sua maioria os problemas são ocasionados devido a uma má postura cotidiana gerada por cansaço, desvio postural ou gestos biomecânicos incorretos.

as patologias relacionadas às dores nas costas causam desconforto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PATOLOGIAS - CONDROMALÁCIA PATELAR

PATOLOGIAS - CONDROMALÁCIA PATELAR

A condromalácia tende a atingir inúmeras pessoas, contudo seu maior acometimento vem a ser em indivíduos do sexo feminino. As mulheres possuem maior propensão a um desvio em suas pernas classificado como geno valgo (aproximação da articulação do joelho posicionando as pernas próximos ao formato de “X”), pois elas por sua vez possuem um perímetro maior na região do quadril. Assim, o valgismo resulta em um maior contato entre os tecidos da região articular patelofemoral (contato direto entre a patela e fêmur) ocasionando enorme desconforto, afetando diretamente as atividades cotidianas.


a condromalácia patelar causa dor por ser uma das patologias de contato ósseo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PATOLOGIAS - ARTROSE (OSTEOARTRITE)

PATOLOGIAS – ARTROSE (OSTEOARTRITE)

A artrose ou osteoartrite possui caráter deletério ao sistema protetor das articulações promovendo “ressecamento” e/ou rigidez dessa articulação. Toda articulação possui em seu sistema interno membrana sinovial, líquido sinovial e ligamentos, já nessa patologia em especifico que vem a ser uma doença degenerativa, essa proteção fica toda comprometida pela ausência ou pouca de hidratação articular ocasionando desgaste da cartilagem gerando muita dor e desconforto.
a artrose (osteoartrite) é uma das classes de patologias que ocasionam desconforto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - ARTRITE REUMATOIDE

PATOLOGIAS – ARTRITE REUMATOIDE

A artrite reumatoide é uma doença auto imune (classe de patologias que falham na interpretação de informações e atacam o próprio organismo subentendendo como agente agressor ao mesmo) que atinge geralmente articulações das mãos e pés. Ela ocasiona inflamações afetando o revestimento das articulações provocando inchaço acompanhado de dor extrema e podendo evoluir pra casos mais acentuados onde há erosão óssea e deformidade articular. Ela pode atacar outros tecidos em conjunto com as articulações como pele, pulmões, vasos sanguíneos e olhos.

a artrite reumatóide é uma classe de patologias que ocasionam desconforto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - PAPEL DA SUPLEMENTAÇÃO NO COTIDIANO

NUTRIÇÃO – PAPEL DA SUPLEMENTAÇÃO NO COTIDIANO

O papel da suplementação vem sendo utilizado de forma indiscriminada nos últimos tempos levando-se em consideração a moda fitness quem vem invadindo o mercado brasileiro cada dia mais. Os comerciantes querem unicamente vender e informam pouco sobre as funções dos suplementos induzindo o público leigo a comprarem e utilizarem de forma errônea. O que muitas vezes ocorre é uma má administração desse artificio e o individuo acaba creditando a falta ou pouco sucesso que obteve ao suplemento que ele por sua vez investiu boa parte de seus ganhos mensais.

a nutrição aplicada ao papel da suplementação ao cotidiano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - O QUE FAZER COM A DIETA NOS DIAS EM QUE NÃO SE TREINA

NUTRIÇÃO – O QUE FAZER COM A DIETA NOS DIAS EM QUE NÃO SE TREINA

A dieta deve sempre seguir os estímulos de treinamento e não o contrário, por isso deve existir sempre contato direto entre seu treinador e nutricionista e ambos devem conhecer bem o que cada um realizou nas fases antecedentes, atuais e o que pretendem futuramente. Esse “quebra-cabeça” só é completo quando ocorre um trabalho em conjunto.


Nutrição explicando O que Fazer com a Dieta nos Dias em que Não se Treina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 17 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - HIPERTROFIA

NUTRIÇÃO – HIPERTROFIA

A questão nutricional possui papel de extrema importância nas atividades físicas sendo que, possui muitas controvérsias entre os praticantes profissionais desse esporte e alguns cientistas (empirismo x ciência.) Mas qual estaria realmente certo ? Os fatores sobre quantidades de ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras se encontram de uma forma bem distante.

Nutrição e sua relação com a Hipertrofia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO

NUTRIÇÃO – FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO

As fibras na alimentação possuem um papel fundamental para a qualidade de vida pois, auxilia na regulação da flora intestinal e prisão de ventre. A ingestão sugerida de nutriente deve estar em torno de 25g à 30g por dia sempre salientando que não é indicado ultrapassar esses valores podendo causar desequilíbrio mineral no organismo. Sua melhor utilização ocorre com a administração essencial de líquidos no caso específico a água.

Nutrição e sua relação com as Fibras na Alimentação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - EMAGRECIMENTO

NUTRIÇÃO – EMAGRECIMENTO

O “carro chefe” para o emagrecimento saudável e acelerado proporcionando bases sólidas, sem sombra de dúvidas é a nutrição. Nada de “efeito sanfona” e muito de hábitos de vida saudável. Não se pode realizar dietas sem o menor senso de direção baseadas em puro “achismo” e sim deve-se realizar dietas prazerosas em que o individuo ira conseguir realizar ao longo de uma vida, dai a necessidade de se reeducar.


Nutrição aliada ao Emagrecimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - ELASTICIDADE E PLASTICIDADE METABÓLICA (EFEITO SANFONA)

NUTRIÇÃO – ELASTICIDADE E PLASTICIDADE METABÓLICA (EFEITO SANFONA)

Em termos mecânicos tudo que é elástico vai e volta e tudo que é plástico vai e fica tomando uma nova forma. No organismo animal ocorre a mesma coisa, nossas células possuem a capacidade de promover um evento classificado como homeostasia (equilíbrio dos componentes biológicos internos) e essa por sua vez sempre tende a restabelecer parâmetros que o organismo julga como sendo normais.
Porém, quando falamos em performance e/ou qualidade de vida as células são interpretadas da mesma forma sendo que quando se executa um trabalho de redução de peso corporal e logo em seguida ela retorna aos seus parâmetros antigos, isso significa que a elasticidade metabólica se estabeleceu em seu organismo. O mesmo exemplo podemos citar de um individuo realizando um trabalho de hipertrofia, cessa-se o trabalho e num curto espaço de tempo ele possui percas abruptas de massa magra.


Nutrição e a total relação com Elasticidade e Plasticidade Metabólica (Efeito Sanfona)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

NUTRIÇÃO - DIETAS DA MODA

NUTRIÇÃO – DIETAS DA MODA

Atualmente com a explosão das tendências fitness várias pessoas vem aceitando medidas emergenciais e não colhendo bons resultados no que diz respeito à qualidade de vida. As dietas mudam constantemente como se fossem tendências mundiais ou marcas a serem adotadas em determinadas épocas do ano. Apoiando-se em promessas de resultados rápidos e consistentes, inúmeras pessoas correm atrás de atalhos para poderem entrar em roupas que submeterão seu status social a um novo patamar as engajando na sociedade atual. Contudo, todo esforço possui um preço a ser pago e nem todas as dietas são saudáveis a ponto de satisfazer as necessidades reais dos indivíduos enquanto pessoas saudáveis.

Nutrição aliado às Dietas da Moda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - TREINAMENTO DE MANUTENÇÃO

MUSCULAÇÃO - TREINAMENTO DE MANUTENÇÃO

É uma saída para quem se encontra com pouco tempo e não quer perder os ganhos que foram realizados ao longo do tempo com tanto ardor, empenho e sacrifício.


Musculação aliado ao Treinamento de Manutenção


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - PREVENÇÃO DE LESÕES

MUSCULAÇÃO - PREVENÇÃO DE LESÕES

As lesões são acometidas por uma diversidade de ocorrências sejam elas provenientes de fatores ambientais, anatômicos, e/ou biomecânicos. Os processos de regeneração muscular decorrentes do rompimento de fibras (de forma controlada) geram o fortalecimento e aumento dessa musculatura favorecendo num aumento dos aspectos de segurança as articulações e a outros tecidos em conjunto.


Musculação e a realação com Prevenção de Lesões


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - PORTADORES DE NECESSIDADES FÍSICAS ESPECIAIS

MUSCULAÇÃO - PORTADORES DE NECESSIDADES FÍSICAS ESPECIAIS

A musculação possui muitas variáveis em sua prática podendo ser adaptada à maior parte da realidade dos indivíduos sendo esses portadores de necessidades especiais ou não e até mesmo em condições temporárias. Podemos exemplificar aqui quando um indivíduo quebra o pé, ainda assim ele poderia estar treinando algumas localidades específicas dos membros inferiores com exercícios de cadeia cinética aberta (sem apoiar a extremidade distal em algum plano) como cadeira extensora, mesa flexora, cadeiras adutora e abdutora, caneleiras, etc. 


Musculação e  sua relação com Portadores de Necessidades Físicas Especiais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - PORTADORES DE HIV

MUSCULAÇÃO - PORTADORES DE HIV

Portadores de HIV possuem necessidades extremas de realizarem atividade resistida com pesos para a manutenção de sua saúde envolvendo redução de gordura corporal e hipertrofia, além de ressaltar o aspecto imprescindível de estética e auto imagem mexendo positivamente com o psicológico do indivíduo.
Os maiores déficits na saúde dos portadores de HIV são colesterol total, HDL e LDL-colesterol, triglicérides, gordura visceral e subcutânea e resistência à insulina. Nesse caso basta que o treinador se certifique principalmente da variável intensidade e sempre mantenha o contato direto com o indivíduo a fim de saber informações específicas sobre sua alimentação e descanso para que possa adequar essa variável sempre que possível.


Vemos abaixo a foto de Cazuza antes e depois de contrair o vírus HIV.
Musculação e sua relação com Portadores de HIV


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 8 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - HIPERTROFIA

MUSCULAÇÃO - HIPERTROFIA

Hipertrofia significa aumento da secção transversa de um determinado tecido. A musculação (treinamento resistido) é a melhor (não a única) forma de ganhar rapidamente e de forma segura massa muscular. Essa por sua vez possui papel fundamental em prol as articulações pois fornecem sustentabilidade as mesmas, sendo de papel indispensável para a locomoção, manutenção do metabolismo basal, proteção visceral, enfim, uma diversidade de benefícios indispensáveis à sobrevivência humana.


Musculação e sua realação com a Hipertrofia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 7 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - ESCALA DE BORG E VAS

MUSCULAÇÃO - ESCALA DE BORG E VAS

Existem alguns sistemas para mensurarmos o estímulo de forma subjetiva sendo esses dois métodos os prediletos pelos treinadores. A escala de BORG consiste em perguntar ao indivíduo os níveis (indicados em uma determinada tabela) de esforço físico que ele se auto classificaria no momento variando de 0 a 10.


Musculação aliada à Escala de Borg e VAS


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MUSCULAÇÃO - EMAGRECIMENTO

MUSCULAÇÃO - EMAGRECIMENTO

Qual a relação da musculação com o emagrecimento ? Muitas pessoas se perguntam se é realmente necessário realizar a musculação para reduzir a quantidade de gordura corporal.
Essa é uma questão simples e a mais de uma década já desmistificada. A musculação auxilia no processo de redução de gordura corporal. Mas, como ? Simples, através dos processos de microlesões possuímos a necessidade de repararmos esses danos musculares. Assim a musculação gasta energia (kcal) durante e após a sua prática. Possuindo essa necessidade indispensável de reparação, o metabolismo acelera suas ações aumentando a frequência cardíaca para que seja entregue mais energia aos músculos utilizados, sendo que essa aceleração metabólica pode ser acentuada cerca de 7 a 8 horas após o término do treino.


Musculação e os benefícios ao Emagrecimento


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO - ELETROMIOGRAFIA E MICROLESÕES

MUSCULAÇÃO - ELETROMIOGRAFIA E MICROLESÕES

No meio da prática da musculação  em alto nível existe uma discussão sobre o quanto pode-se confiar nos exames eletromiográficos. Esse respectivo exame consiste em aferir a quantidade de impulsos elétricos que o músculo exerce em determinados movimentos assim como suas variações. Contudo o dilema está em aplicabilidade prática, os melhores exercícios são os que liberam mais potenciais elétricos, os que recrutam mais fibras ?


Musculação sendo aplicado eletromiografia e microlesões


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO (TREINAMENTO RESISTIDO)

MUSCULAÇÃO (TREINAMENTO RESISTIDO)

O treinamento resistido é talvez a prática física mais completa que tenhamos conhecimento. Sua história é vasta, datam do século XIX porém na Grécia antiga já se falavam sobre a lenda de Milon que carregava um bezerro em suas costas e a medida que o bezerro foi crescendo assim foi se desenvolvimento sua força de forma proporcional à sobrecarga.


Musculação (Treinamento Resistido) e a lenda de Milón


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

GINÁSTICA LOCALIZADA

GINÁSTICA LOCALIZADA

A Ginástica Localizada possui muitos adeptos ao redor do mundo sendo febre em vários países, possuindo maior preferência pela maioria dos praticantes se comparado com a musculação tradicional, pois contém caráter mais lúdico em sua programação sendo mais flexível diante das vertentes de treinamento.

A Ginástica Localizada em casa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...