quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - HÉRNIA DE DISCO

PATOLOGIAS – HÉRNIA DE DISCO

Hérnia de disco é o deslizamento do disco intervertebral entre as vértebras comprimindo os tecidos nervosos (se ramificam partindo da medula espinhal e emergem da coluna) ocasionado dores de alto escalão. São mais acometidos nas regiões lombares e cervicais principalmente na presença de hiperlordoses, dessa forma podemos afirmar que a maioria dos casos são de hérnias discais de plano anterior.

A hérnia de disco vem a ser uma das patologias que mais causam desconforto


Os discos intervertebrais são tecidos cartilaginosos e elásticos, possuem formato de anel e sua principal função é inibir o atrito entre as vértebras facilitando o movimento entre elas. Nessa patologia, o disco geralmente esta gasto por uso demasiadamente repetitivo e acaba deslizando (saindo de sua posição normal) comprimindo os tecidos nervosos e ocasionando dor. Seu maior acometimento´em maior parte dos casos se encontra na região entre L4 e L5 (região lombar, onde a lordose possui grande ênfase.)

Todas as patologias da região da coluna são delicadas, sobre tudo a hérnia de disco

Raramente um acidente pode vir a desencadear esse caso, geralmente ocorre devido a má postura, forçar uma musculatura mais que outra, elevação de peso excessivo, desequilíbrio muscular (alongamentos e fortalecimentos descompassados) e o principal, desgaste pelo tempo.
Em características de saúde e biomecânica os indivíduos com sobrepeso e que trabalham de forma ergonomicamente errônea, como executar movimentos repetitivos de forma abrupta, necessitam alterar seus hábitos, pois ai se encontram as maiores propensões a esse caso.

Contudo, o mais indicado é fortalecimento das musculaturas que envolvam a região atingida, e alongamento de musculaturas que tracionam de forma negativa os segmentos corporais, propiciando um melhor equilíbrio corporal. Assim, deve-se ter muita cautela com determinados exercícios e conscientizar sobre os movimentos realizados no cotidiano.









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Acesso em 12/10/2015




VEJA TAMBÉM



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário