domingo, 22 de novembro de 2015

PATOLOGIAS - ESCOLIOSE

PATOLOGIAS – ESCOLIOSE

Vem a ser uma deformidade em curva da coluna vertebral sendo acompanhada em alguns casos por rotação das vértebras. Existem três tipos de escolioses sendo congênita, neuromuscular e idiopática, e todas possuem características particulares em seus casos evolutivos.

as patologias como a escoliose resultam em desconforto


Nos adultos os maiores a incidência de escoliose varia de 12 a 36% promovendo fatores deletérios a saúde do indivíduo. As causas ou agravantes são aspectos biomecânicos e/ou cinesiológicos como indivíduos que passam muito tempo no trânsito, carregam coisas enfatizando apenas uma das lateralidades, ficam sentados em frente ao computador ou sofá com má postura, etc. As causas são inúmeras já a questão do tratamento em casos mais severos são indicados intervenções cirúrgicas, contudo através da atividade física (fortalecimento e alongamento adequados podemos construir uma boa base pra frear o avanço ou atenuar o quadro.

As patologias relacionadas à escoliose podem acarretar dor

A escoliose pode ser em formato de C ou S sendo a segunda de estágio compensatório ao primeiro formato e sendo essa a mais complicada em se lhe dar. A vértebra geralmente se encontra em posição inclinada e com leve rotação o que dificulta ainda mais a amortização da situação. Com esse desvio postural pode-se analisar em casos mais severos hérnias de disco pois, devido à inclinação exacerbada o núcleo tende a extravasar fora do disco intervertebral.
Existem tipos distintos de escolioses aqui estaremos citando a estrutural e a funcional. A primeira não possui alteração significativa ou até mesmo nenhuma alteração no formato da coluna mesmo quando se força a mesma a endireitar. Já a funcional pode-se ocorrer manipulação de variáveis e em conjunto a um maior equilíbrio muscular pode-se otimizar essa caraterística. Atividades como Pilates, musculação e RPG (Reeducação Postural Global) são necessárias.


Exemplo de exercício para tratamento de Escoliose.

Intervenção cirúrgica.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Acesso em 09/10/2015




VEJA TAMBÉM



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário