domingo, 1 de novembro de 2015

GRUPOS ESPECIAIS - ATIVIDADES FÍSICAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

GRUPOS ESPECIAIS - ATIVIDADES FÍSICAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Portadores de necessidades físicas especiais possuem em sua maioria grande independência e auto grau de superação. No que diz respeito à autoestima, esta aliado a questão de auto imagem e através da atividade física pode-se influenciar em novos caminhos, conquistas e uma singularidade de vida, algo ímpar não vivenciado até então.

Nadadora Paraolímpica, Camille Rodrigues.
os grupos especiais e as atividades físicas exclusivas para portadores de necessidades especiais


A necessidade especial pode ser provinda de fatores genéticos que estatisticamente é mais fácil para esses indivíduos em questão estarem lhe dando com essa realidade pois nunca obtiveram altos padrões físicos então não sofreram o choque mental de perdê-los repentinamente. Por outro lado indivíduos com doenças degenerativas ou acidentados possuem caráter psicológico mais defasado. Essas estatísticas justificam e frisam que a questão de “perda” de algo imprescindível à sua vida até então afeta diretamente no caráter psicológico.

todos os grupos especiais e as relações contantes de atividades físicas para portadores de necessidades especiais

Esses indivíduos prioritariamente necessitam de incentivo constante, portanto o treinador deve analisar as características psicológicas individuais (colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático) e moldar seus estímulos conforme essa necessidade.

muitos grupos especiais e todas as atividades físicas para portadores de necessidades especiais


Nesse plano deve-se iniciar de maneira lenta e morosa para causar adaptações gradativas ao individuo. O ideal seria três seções de 10 minutos cada diariamente a fim de não sobrecarregar o sistema fisiológico e até mesmo imune do individuo, ou 30 minutos de forma sequencial apenas uma vez ao dia. As opções de atividades físicas nesse caso são inúmeras como tiro, bocha, remo, vela, basquete, musculação, corrida, etc. O treinador nesse caso terá papel de suma importância no aspecto motivacional do aluno pois ele poderá influenciar positiva ou negativamente nas primeiras tentativas do praticante. Os benefícios são inúmeros como melhora da auto estima, melhor desempenho dos aparelhos digestório, excretor, circulatório, respiratório, reprodutor, excretor, convivência com outros grupos sociais, estimulo a autonomia e independência, melhora do equilíbrio dinâmico e estático, aprimoramento da coordenação motora, etc. 















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Acesso em 03/10/2015
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário